Quando o motor de seu veículo está em funcionamento, as peças internas do sistema ficam em constante atrito, o que acarreta em muito esforço e um trabalho sempre em grandes temperaturas. Tudo isso auxilia no desgaste das peças, o que é muito normal. Quando o seu automóvel chega a uma quilometragem muito alta, acima de 200 mil km, por exemplo, há a necessidade de retificar o motor. Entre alguns dos “sintomas” que podem apontar para que você tenha que fazer a retífica do bloco estão: baixa potência, o alto consumo de óleo lubrificante, excesso de fumaça que é expelida pelo escapamento, maior consumo de combustível, muitos barulhos oriundos do motor e o motor trabalhando superaquecido. Quando se retifica o motor, o processo pode ser parcial ou completo.
Quando o mecânico fala que vai retificar a parte de baixo do motor, isso quer dizer que ele vai fazer a restauração da parte do sistema que conta com as camisas dos cilindros, pistões, bielas e virabrequim. Na parte de cima do mesmo, você encontrará o cabeçote que conta com guias, válvulas, sedes e também a substituição do comando de válvulas.